quinta-feira, 26 de março de 2015

Dengue: O que está acontecendo no Rio de Janeiro?

No Rio de Janeiro foram registrados 2644 casos de dengue em 2014, no início 2015 foram registrados 504 casos. 

São Paulo já responde por 55% dos casos suspeitos registrados no País.

Em São Paulo “explode” casos de dengue, para se ter uma ideia, um terço das 645 cidades paulistas registrou em apenas dois meses de 2015 mais casos de dengue do que em todo o ano passado, as estatísticas mostram ainda que 118 cidades paulistas já vivem uma epidemia, com taxa de incidência superior a 300 casos por 100 000 habitantes. E em dezenas desses municípios o índice de crescimento do número de casos e da taxa de incidência entre o ano passado e o primeiro bimestre deste ano é maior que 1.000%. Desde janeiro houve a contaminação de 56 959 pessoas. Contando os casos que ainda estão em investigação, o número chega a 123 738 registros, 692% a mais do que o notificado no mesmo período de 2014. Com a alta, São Paulo já responde por 55% dos casos suspeitos de dengue registrados no país. (Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo com base em dados da Secretaria Estadual da Saúde)

O que está acontecendo no Rio de Janeiro? Em uma palestra sobre a doença Chikungunya, que tem como vetores os famosos Aedes aegypti e Aedes albopictus, tendo como orador o nosso gerente do Risco Biológico Sr. Renato Maspero, indaguei-o sobre o baixo indicador dos casos de dengue em 2014, como resposta ouvi que poderia ser o longo período de seca no Estado do RJ, com as chuvas espaças o ovos eclodem e com a evaporação rápida da água dos depósitos acaba ocorrendo uma eliminação natural das larvas, esse poderia ser um dos motivos do baixo número de casos de dengue no Município.

Acontece que nestes três primeiros meses de 2015 choveu bastante e os focos já estão aparecendo, para usar como exemplo, em uma Praça aqui perto da minha casa parei para conversar com amigos e senti em minha mão uma picada de mosquito, que para minha surpresa era um Aedes, com sua inconfundível cor preta de listras brancas, olhei em volta dos meus pés e pernas dos amigos avistei outros mosquitos se alimentando, foi quando fiz uma vistoria nos arredores da Praça e encontrei um depósito em uma lata de tinta de 18 litros que estava sendo usada como coluna de uma barraca. Como Apoio de Estrato tenho saído para atender nos Territórios vagos ou que tenha agente de férias, tenho percebido o aumento gradual no número de mosquitos e depósitos, não sei se é para alarme mas devemos ter cautela e centralizar esforços para que não aconteça no Rio de Janeiro a mesma epidemia que está acontecendo em São Paulo.

Jaime AVS

Fonte de Pesquisa: SMS; Dengue em 2014 no RioDengue em 2015 no Rio

2 comentários:

  1. Olá, muito boas as informações, mas poderia me ajudar a achar dados do estado do Rio de Janeiro todo? Sabe aonde posso encontrar mais informações sobre a dengue?

    ResponderExcluir
  2. Kimberli, boa noite! Você pode consultar no site do Ministério da Saúde, http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/situacao-epidemiologica-dados-dengue. Neste link http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/marco/12/LIRAa-JAN-FEV-2015.pdf você tem as informações do LIRA (Levantamento Índice Rápido do Aedes Aegypti.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

LEI 13595/2018 - Reformula atribuições, a jornada e as condições de trabalho

Boa tarde amigos do Blog, prometi ao meu amigo Sr. Carlos postar sobre a Lei 13595 de 5 de janeiro de 2018, que reformula as atribuições,...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ouvidoria do Rio