terça-feira, 18 de outubro de 2016

Você é de esquerda ou direita?

Boa noite Amigos, com o segundo turno das Eleições do Rio se aproximando e depois de assistir um vídeo no Facebook do Canal Mamãe Falei resolvi escrever sobre o assunto. 





Os partidos políticos no espectro político

Os termos "esquerda" e "direita" apareceram durante a Revolução Francesa de 1789, e o Império de Napoleão Bonaparte, quando os membros da Assembleia Nacional se dividiam em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda. 

Após a queda do muro de Berlim, os partidos de "direita" e "esquerda" sofreram mutações conceituais. O que era bastante claro num mundo polarizado - de uma lado o modelo liberal/democrático/capitalista americano, e do outro o modelo social/autoritário/comunista soviético - passou a ficar confuso após a queda do muro e do fim da União Soviética. Muitos "esquerdistas" migraram para concepções mais democráticas e progressistas, enquanto alguns "direitistas" começaram a ser identificados como pessoas mais reacionárias. A verdade é que os rótulos "direita/esquerda" já são muito limitados para definir a diversividade política do século XXI, talvez sendo mais interessante a abrangência do discurso, definindo-se de forma mais clara a concepção política de cada um (e.g. liberal/anti-liberal, democracia/ditadura, individualismo/coletivismo, intervencionismo/não intervencionismo, etc.). (Wikipedia)

Leandro Karnal, você é de Direita ou de Esquerda?


Direita X Esquerda - Globo News Painel



Opinião:

Gostei da última pergunta do vídeo da Globo News: 

É possível abrir os olhos dos eleitores para o debate, não um debate rastaquera de direita e esquerda, de posturas fundamentais do indivíduos perante o Estado? 

Tenho uma opinião subjetiva (que se passa exclusivamente no espírito), no Brasil não existe esquerda ou direita, existem indivíduos de diferentes partidos que trabalham ou se agrupam com o intuito, egoísta, mesquinho e ganancioso, de se manterem no poder, usufruindo do luxo e privilégios que os Poderes da República podem proporciona-los.

A grande questão é a seguinte, de um lado os que estão governando (menor grupo), são ricos (*classe alta), empresários e os falsos representantes do povo pobre e trabalhadores que estão a serviços deles, e do outro lado a Sociedade (maior grupo), cidadão (*classe média alta para abaixo), trabalhadores, pobres e miseráveis. *DIEESE

Fica a pergunta:

Nesse jogo a corda sempre arrebenta no lado dos mais fracos ou a Sociedade não sabe a força que tem?      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LEI 13595/2018 - Reformula atribuições, a jornada e as condições de trabalho

Boa tarde amigos do Blog, prometi ao meu amigo Sr. Carlos postar sobre a Lei 13595 de 5 de janeiro de 2018, que reformula as atribuições,...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ouvidoria do Rio