sábado, 20 de janeiro de 2018

Febre amarela não é transmitida por macacos

OS MACACOS SÃO VÍTIMAS DA FEBRE AMARELA
Devido ao crime ambiental que está ocorrendo em vários locais no estado do RJ, estão matando os "pobres macacos" em seus habitats, que são vítimas como os humanos desta doença causada por vírus e tendo como vetores os mosquitos, resolvi escrever sobre a FEBRE AMARELA.







Pontos a serem abordados sobre o assunto:

1 - DOENÇA

O microrganismo envolvido é o Vírus amarílico, vírus RNA (A sigla RNA significa RiboNucleic Acid, que, traduzindo para o português, significa ácido ribonucléico), arbovírus do gênero FLAVIVIRUS, família flaviviridae. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, eles precisam utilizar a maquinaria da célula hospedeira para sua replicação. Eles possuem um único tipo de material genético DNA ou RNA e isso os diferencia em Adenovírus, quando possuem o DNA, ou Retrovírus quando possuem RNA. Os retrovírus foram os primeiros vírus a serem estudados em 1904, quando pesquisadores procurando por bactérias como agentes infecciosos para leucemia em galinhas, encontraram filtrados celulares que transmitiam a doença, e em 1911, Peter Rous isolou o vírus transmissor de sarcoma de galinhas denominado Rous Sarcoma Vírus- RSV, o primeiro oncovírus (vírus que causam câncer) a ser descoberto.

Flaviviridae é uma família de vírus. Os vectores são essencialmente artrópodes. A família é composta pelos seguintes gêneros:
·         Género Flavivirus (espécie-tipo: vírus da febre amarela; também o vírus do Nilo ocidental e o dengue. Contém 67 espécies de vírus identificadas (humanas e animais).
·         Género Hepacivirus (espécie-tipo: vírus da hepatite C, membro único)
·         Género Pestivirus (espécie-tipo: vírus da diarreia viral bovina; também a peste suína.Contém vírus que infectam mamíferos não humanos.

2 - VETORES E HOSPEDEIROS

O principal vetor e reservatório no Brasil e o mosquito do gênero Haemagogus janthinomys (há outros da família haemagogus). Os hospedeiros naturais são os primatas (macacos). O homem não imunizado entra nesse ciclo acidentalmente. O mosquito Aedes aegypti e o principal vetor e reservatório e o homem, o único hospedeiro de importância epidemiológica. 

Modo de transmissão - No ciclo de transmissão se processa entre o macaco infectado --> mosquito silvestre --> macaco sadio. A transmissão em humanos se faz através da picada do mosquito Aedes aegypti, no ciclo: homem infectado --> Aedes aegypti --> homem sadio.

Período de incubação – Varia de 3 a 6 dias, após a picada do mosquito infectado 

Período de transmissibilidade - O sangue dos doentes é infectante 24 a 48 horas antes do aparecimento dos sintomas até 3 a 5 dias após, tempo que corresponde ao período de viremia. No mosquito Aedes aegypti, o período de incubação é de 9 a dias, após o que se mantém infectado por toda a vida. 

Diagnóstico - É clínico, epidemiológico e laboratorial. 

3 - MEDIDAS DE CONTROLE
  


• A vacinação é a mais importante medida de controle. É administrada em dose única e confere proteção próxima a 100%. Deve ser realizada a partir dos nove meses de idade, com reforço a cada 10 anos, nas zonas endêmicas, de transição e de risco potencial, assim como para todas as pessoas que se deslocam para essas áreas. Em situações de surto ou epidemia, vacinar a partir dos seis meses de idade.
• Redução da população do Aedes aegypti, para diminuir o risco de reurbanização;
• Notificação imediata de casos humanos, epizootias e de achado do vírus em vetor silvestre;
• Vigilância de síndromes febris íctero-hemorrágicas;
• Desenvolver ações de educação em saúde e informar as populações das áreas de risco de transmissão.

Manter seu quintal limpo e latas de lixos fechadas, tampar caixas d´águas e reservatórios a nível do solo, tratar a piscina com produtos apropriados, verificar e desobstruir as calhas de chuvas constantemente, guardar latas e pneus protegidos da água de chuva, tratar os ralos internos e externos duas vezes por semana com cloro, são procedimentos que diminuirá bastante os depósitos que servem para reprodução dos MOSQUITOS, SEJA ELE QUAL FOR!

Fonte: FIOCRUZ, InfoEscola, Secretaria de Saúde do Paraná, Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LEI 13595/2018 - Reformula atribuições, a jornada e as condições de trabalho

Boa tarde amigos do Blog, prometi ao meu amigo Sr. Carlos postar sobre a Lei 13595 de 5 de janeiro de 2018, que reformula as atribuições,...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ouvidoria do Rio