Av. Brasil no bairro de Guadalupe na década de 50
Topônimo
O nome do bairro foi uma sugestão de Dona Darcy Vargas, esposa do presidente Getúlio Vargas, em homenagem à padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe, cuja Matriz, no Rio de Janeiro, localiza-se nesse bairro.
História
Foi criado como um dos projetos da antiga Fundação da Casa Popular e inaugurado pelo presidente Getúlio Dornelles Vargas. Destaca-se, em Guadalupe, os Iglus de Guadalupe, um conjunto de casas em formato de semiesfera, que lembram iglus, edificado no final dos anos 1940 na Rua Calama. Durante o governo Vargas, foi construído um conjunto de prédios junto à avenida Brasil, com o nome “Fundação da Casa Popular”. As ruas têm origem no desmembramento, em glebas, da antiga fazenda Boa Esperança, situada na freguesia de Irajá, entre o rio Sapopemba, a Avenida Brasil e a faixa da Light.
Serviços
Guadalupe conta com um farto comércio. Guadalupe possui Bancos, Lojas, Shoppings Centers, Cursos, Creche Municipal, Cinemas( Cinema Ponto Cine ) é pioneiro na região., Clubes, Academias, Fábricas, a Lona Cultural Terra, Restaurantes, Sorveteria, Supermercados, Drogarias, Clínicas, Laboratórios, etc.
A fábrica da Pimaco, fábrica da Perdigão, unidade do Atacadão Auto Serviço, Prezunic Center (que conta com Casa & Vídeo, Cacau Show,Casas Bahia, Mc Donald's, O Boticário, além, é claro, do supermercado Prezunic), unidade do laboratório de análises clínicas Labormed, Casa de Shows Nova Brasil Show, etc.
A KIBOM possuía um terreno no bairro, onde pretendia montar uma fábrica. Porém se desfez do terreno e do edifício na década de 70. Vendidos para o Manoel Crispum, que faliu em 2009. Hoje o prédio ainda existe mas os moradores já não são ex-funcionários da KIBOM.
Boa tarde !
ResponderExcluirVcs sabem qual era o nome de uma escola que tinha na rua Marcos de Macedo. Hoje funciona a clínica da familia