De acordo com JUNIOR (1982) é a ciência e arte de promover, proteger e recuperar a saúde, através de medidas de alcance coletivo e de motivação da população. A saúde pública tem principal função de educar e prevenir, além de conservar e melhorar a saúde se encarrega de prevenir a doença, orientando não apenas o homem doente, mas também o homem são e investigando as causas das doenças que existem no ambiente que rodeia, sendo principais colaboradores da saúde pública a medicina preventiva e social e o saneamento do meio.
A atividade de promoção e manutenção da saúde pública requer maneiras adequadas de coletas de informações epidemiológicas, com o levantamento dos dados obtidos na pesquisa é possível descrever e explicar a distribuição e ocorrência de doença numa população, podendo ser evitadas através da medicina preventiva. Favorecendo a detecção precoce de doenças que anteriormente assolavam várias regiões, tendo como principal finalidade a medicina preventiva evitar o surgimento e dispersão das doenças, tanto individual ou coletivo.
"Com as novas maneiras atuais de prevenção e controle são fundamentais para evitar a ocorrência de endemias, epidemias e pandemias."
Nossa o que é uma endemia?
A endemia é a ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período (temporalmente ilimitada), e que mantêm uma incidência relativamente constante, favorecendo variações cíclicas e sazonais.
Fonte: http://www.ifpr.edu.br/pronatec/wp-content/uploads/2012/07/Agente-de-combate-a-endemias.pdf