O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) inaugurou, em outubro, um novo espaço para a realização das atividades de diagnóstico por imagem. O tradicional ambiente frio e sem vida foi transformado num espaço leve e divertido.
Ao entrar na sala de espera, os pacientes são surpreendidos com paredes coloridas, em que micos dividem espaço com coqueiros e guarda-sóis. Contudo, a maior surpresa se dá ao entrar na sala para a realização da tomografia.
A começar pelo próprio tomógrafo, que ganhou uma pintura especial, transformando-se num barco. Todo o ambiente foi inspirado no cartão postal vizinho ao Instituto. Estampado no fundo da sala, o Pão de Açúcar imprime ainda mais harmonia ao ambiente de praia espalhado por todos os cantos. Já as salas de raio-X simulam o fundo do mar. Nelas, as paredes imitam aquários, com adesivos de peixes e luzes que foram instaladas especialmente para causar esse efeito.
“Antes a gente falava para a criança ‘você vai entrar num túnel’, só que ela não tinha essa sensação. Hoje a gente fala ‘você vai mergulhar no mar, vai andar de barco’, e ela consegue imaginar isso, pois o cenário todo foi feito nesse contexto. Até a sala de espera foi humanizada", afirma a responsável pelo Serviço de Imagem da unidade, Márcia Boechat. Ela destaca que, como a maioria do público do setor é infantil, há muito tempo a equipe buscava formas de tornar o ambiente mais agradável e acolhedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário