Com a palavra o agente
Fernando Rodrigues
Treze anos de trabalho com o Aedes que não servem para nada... nem como trabalho de escola
Informações sobre o combate ao Aedes:
1 - O mosquito Aedes:
O mosquito não nasce com a doença. Ele é apenas um vetor, adquirindo o vírus quando ocorre a picada em pessoas portadoras do vírus, passando neste momento a disseminar as enfermidades por nós conhecidas como Dengue, Zika e Chikungunya.
O mosquito vive uma média de trinta dias. Apenas as fêmeas picam. O sangue humano é necessário para a postagem dos ovos. Isto quer dizer que quanto mais objetos com água em nossas casas, mais corremos o risco de contrairmos as doenças transmitidas por este inseto.
Lembramos ainda que os ovos ficam grudados nas paredes dos possíveis criadouros por mais de um ano, apenas esperando o contato com a água, como por exemplo, uma chuva.
Então, pensemos o seguinte: Estamos monitorando a nossa casa e encontramos um balde cheio de larvas. Jogamos a água fora e guardamos este objeto por oito meses sem esfregá-lo por dentro. De repente, precisamos usá-lo e colocamos água para deixar de molho uma peça de nosso fogão. Como os ovos já estão grudados ali, lembram? As larvas vão eclodir muito rapidamente, até mesmo em dias ou em horas.
Esta informação é muito importante, principalmente, para os pratos de planta, plantas com água, bebedouros de animais, alças de bueiro, ralos e tudo que envolva recipientes que sirvam de criadouros de larvas do mosquito Aedes.