Vereador Paulo Pinheiro
Carioca de São Cristóvão, casado e pai de dois filhos, Paulo Pinheiro, nascido em 1949, iniciou sua carreira política em 1996, quando foi convencido pelo sanitarista Sérgio Arouca a deixar a direção do Hospital municipal Miguel Couto para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Após 14 anos na instituição onde ocupou os cargos de vice-diretor e diretor, o pediatra e especialista em gestão hospitalar foi eleito para vereador com 22 mil votos e, desde então, escreveu uma trajetória respeitável no desgastado cenário político do Rio, sendo eleito deputado estadual em 1998, reeleito em 2002 e retornando para a Câmara em 2008. Todos os seus mandatos foram pautados no respeito à conduta ética (é co-autor do Código e do Conselho de ALERJ), na fiscalização do executivo (apresentou 58 representações ao Ministério Público contra o desvio de recursos da saúde a projetos assistencialistas do governo do estado), na criação de leis pensadas para a população e, é claro, possui forte atuação na área da Saúde, sua especialidade por formação.
O Blog enviou as perguntas e com a tranquilidade de sempre prontamente nos respondeu. Um dos mais atuantes Vereador do Rio de Janeiro, preocupado com o bem estar dos Cariocas, é membro titular da Comissão de Saúde da Câmara, posso dizer que ele é os olhos e a voz do povo da Cidade do Rio de Janeiro na Câmara Legislativa, merecedor de uma salva de palmas.
1ª – Em sua opinião, no que diz respeito a Saúde, essa
Gestão está executando bem o seu papel, o modelo adotado pela Gestor de
privatização da Saúde é o ideal?
Na minha opinião, o governo Eduardo Paes e sua Secretaria Municipal de Saúde não vêm desempenhando bem o seu papel. Apesar de ter expandido a rede de saúde e ter dobrado o orçamento nos últimos anos, esses recursos estão sendo desperdiçados. Acredito que, em relação à politica de recursos humanos da Saúde, este governo foi o pior dos últimos anos.
2ª – O Senhor é um membro bastante participativo da Comissão
de Saúde da Câmara, a SMS tem utilizado corretamente, ou da melhor forma possível, os
recursos para a Saúde?
Como membro titular da Comissão de Saúde da Câmara tenho fiscalizado a execução dos orçamentos e não tenho dúvidas ao dizer que tem sido mal utilizado. Tanto é verdade que nós da bancada do PSOL temos votado sempre contra a aprovação das contas do Prefeito Eduardo Paes.
3ª – De zero a dez que nota a Saúde do Município do Rio teria?
Nota quatro
4ª – Todas as Categorias da Saúde tem aguardado ansiosamente
a criação do PCCR*, com seu empenho e dedicação foi aprovado a emenda
na Lei Orçamentária de 2015, os recursos que garante a criação do PCCR* dos servidores da Saúde estão garantidos ou há algum risco de que isso não
aconteça?
Nos últimos cinco anos, tenho apresentado esta mesma emenda sobre o PCCS* da Saúde. Desta vez, conseguimos aprová-la, mas a confecção e implantação do PCCS* depende da vontade política do prefeito. A informação que temos é de que ele vai vetar a nossa emenda. Se isso for verdade, ele estará comprovando ser contra o PCCS* e vamos buscar as medidas jurídicas cabíveis.
5ª – Em sua visão qual a importância dos Agentes
de Endemias e Comunitários no contexto Saúde?
Os agentes de endemias e os comunitários são as pessoas mais próximas ao cidadão que utiliza os serviços públicos de saúde. Eles deveriam ter o respeito e o reconhecimento das autoridades de saúde, o que, infelizmente, não tem acontecido. Nosso mandato tem se reunido com vários agentes e estamos abertos a receber todos aqueles que nos procuram para apoio nas diversas lutas da classe. Além do nosso gabinete, quem quiser pode fazer contato pelo nosso:
twitter www.twitter.com/paulopinheiro rj
ou através do nosso email paulopinheiro@camara.rj.gov.b r
Quero agradecer de coração ao vereador Paulo Pinheiro e desejar a ele e sua Família felicidades, saúde e paz, em nome do Nosso Senhor Jesus!
* PCCR - Plano de Cargos, Carreira e Remuneração / PCCS - Plano de Cargos, Carreira e Salário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário