Amigos esta semana participei de mais um curso promovido pela Gerência de Fatores de Risco Biológico (GFRB). Diferente dos outros foi à abordagem, focaram os vetores, como identifica-los, o comportamento no meio ambiente e doenças pelo convívio com seres humanos.
“A ideia da GFRB é que os apoios sejam agentes multiplicadores e repassem o conhecimento para o Campo.”
Em São Paulo esse serviço é executado pelo controle de zoonoses, aqui na cidade do Rio de Janeiro esse serviço será executado pelos Auxilares de Controle de Endemias e pelos Agentes da Comlurb, quem está de fora deve se perguntar, por que uma empresa de limpeza urbana realiza o serviço que originalmente é da Vigilância Ambiental em Saúde? Se vocês souberem responder, fiquem a vontade.
Como pode uma empresa que tem em sua Atividade Econômica primária 38.21-1-00 - Tratamento e disposição de resíduos não-perigosos e secundária 38.22-0-00 - Tratamento e disposição de resíduos perigosos, trabalhar com o controle de vetores, atividade exclusiva do controle de zoonose ou endemias? Novamente quem souber responder, fique a vontade...
Eu não posso negar que este Curso de Capacitação foi ótimo, conhecimento nunca é demais, quando formos exigidos teremos uma visão ampla do nosso Trabalho e habilidade ao nos depararmos com os vetores no Campo.
Apesar de todas as dificuldades que lidamos no nosso dia-a-dia, demora na troca dos uniformes, falta de EPI, material e estrutura, ainda ter que trabalhar com agentes de endemias com mesmo uniforme, com mesma carga horária, realizar o serviço com a mesma perfeição técnica, é saber que os mesmos colegas de trabalho, por ser de uma esfera diferente, Governo Federal, percebe 4 a 5 vezes mais do que os agentes da SMS do Rio de Janeiro.
Realmente nossa Prefeitura não quer valorizar o seus próprios Servidores, isso é lamentável...
Obs.: Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário