domingo, 15 de março de 2015

Que poder é esse?


Os protestos no Brasil em 2013, também conhecidos como Manifestações dos 20 centavos, Manifestações de Junho ou Jornadas de Junho, foram várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais. São as maiores mobilizações no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992, chegaram a contar com até 84% de simpatia da população. Inicialmente restrito a pouco milhares de participantes, os atos pela redução das passagens nos transportes públicos ganharam grande apoio popular em meados de junho, em especial após a forte repressão policial contra os manifestantes, cujo ápice se deu no protesto do dia 13 em São Paulo. Quatro dias depois, um grande número de populares tomou parte das manifestações nas ruas em novos diversos protestos por várias cidades brasileiras e até do exterior. Em seu ápice, milhões de brasileiros estavam nas ruas protestando não apenas pela redução das tarifas e a violência policial, mas também por uma grande variedade de temas como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral. Os protestos geraram grande repercussão nacional e internacional.
Em resposta, o governo brasileiro anunciou várias medidas para tentar atender às reivindicações dos manifestantes e o Congresso Nacional votou uma série de concessões (a chamada "agenda positiva"), como ter tornado a corrupção como um crime hediondo, arquivado a chamada PEC 37, que proibiria investigações pelo Ministério Público, e proibido o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades. Houve também a revogação dos então recentes aumentos das tarifas nos transportes em várias cidades do país, com a volta aos preços anteriores ao movimento. (Trecho retirado do site Wikipédia)
  
Art. 1º, Parágrafo único – “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
Em junho de 2013 aconteceu a maior protesto popular desde as manifestações para as Eleições Diretas no final dos anos 80, tudo começou pelo aumento das passagens de ônibus, foram organizados protestos via redes sociais, a população já revoltada com os constantes escândalos  de corrupção, a falta de pudor político e as injustiças sociais abraçou essa causa e despertou “o gigante” adormecido do seu interior, realmente “não foi só pelos R$ 0,20” e sim pela política covarde e perversa que beneficia uma minoria que se perpetua no poder, de um modo escuso, sugando as gordas tetas da Máquina Pública, anos após anos. Por ser Espontâneo foi lindo assistir aquele mundaréu de gente exercendo o seu papel democrático, livre e justo.
Surtiu efeito a Manifestação Popular, os Legislativos arregaçaram as mangas, votaram e aprovaram as Leis que a população pediu, os Executivos voltaram atrás e anularam os aumentos de passagens em várias capitais do Brasil, neste momento os representantes eleitos pelo povo estava exercendo a vontade de todos nós.

O Império contra-ataca
As estruturas do poder foram abaladas, o povo estava começando a se organizar e pedir reformas que os “políticos hereditários” nunca pensaram em abrir mão, suas vantagens financeiras, seu status, o seu falso poder... Seria muito ruim, uma tragédia para eles, poderiam perder tudo que foi conquista com seus esquemas fraudulentos e corrupto. Precisava retornar aos mesmos parâmetros de antes, não poderiam deixar o povo exercer a sua vontade, teriam a qualquer custo dispersar a “massa” e enfraquecer o movimento, mas como? 
Primeiramente arrumar uma desculpa para agirem com força, então infiltraram nas manifestações grupos que se intitularam “black blocs”, ficou claro que eram ligados a partidos políticos, sabedores que a maioria do Povo Brasileiro é pacífica, e eram essa maioria que estava exigindo mudanças, a violência estourou, patrimônio público e privado foram depredadostudo que eles queriam aconteceu, em seguida soltaram os seus “cãs de guarda”, aí conseguiram desestruturar o movimento. 
Isso desestimulou as pessoas de bem a saírem as ruas novamente, pessoas estavam morrendo e sendo presas, risco demais para “Pais de Famílias”, não somos guerrilheiros, SOMOS CIDADÃOS!


Qual Partido defende o Povo?
O mapa ao lado mostra a situação política em 2013, as manifestações ocorreram em várias Cidades do Brasil e foi apartidária, livre e justa. Costume dizer que os partidos, assim como clubes de futebol, religião criada por homens, competições esportivas e culturais, entre outras mais, são ferramentas para desagregar o povo, "políticas do pão e circo" que acaba criando grupos que se isolam, com ideologias diferentes se mantêm afastados e até mesmo brigam entre si.
O que quero dizer com isso, os partidos no Brasil que estão no poder há séculos são coligados internamente e passa a falsa impressão de ESQUERDA, DIREITA E CENTRO para os eleitores. Precisa haver uma grande reformulação política e cultural, o povo precisa entender que o político é eleito para atender as necessidades da Sociedade, não particulares e empresariais. A mudança tem que começar primeiramente nos Legislativos onde são criadas as Leis, o cidadão tem que participar mais do processo político e reivindicar democraticamente aos legisladores essas mudanças. 
Ao longo do tempo os "políticos hereditários" instituíram certos valores para que o cidadão do bem não tenha acesso ou se candidate a uma vaga, seja no Legislativo ou Executivo, hoje para se candidatar a um cargo precisa ter muito dinheiro, as campanhas são absurdamente milionárias, qual trabalhador teria condições para isso? Com essa política salarial medíocre do nosso País, NENHUM! Outra coisa é sermos obrigados a se filiar a um partido, com a má fama que eles têm os honesto de cara desistem. 
O nosso Sistema Eleitoral contribui para que aja fraudes nas urnas eletrônicas, NÓS VOTAMOS CERTO MAS O VOTO ACABA INDO PARA O CANDIDATO ERRADO...



Amigos, uma pessoa só não mudará tudo que há de errado na nossa Sociedade e nem tão pouco retirará do poder esses que insistem em permanecerem inseridos como um câncer no organismo, que por fazer parte dele não são combatidos ou reconhecidos como células destruidoras, se apropriando dos elementos nutritivos vão MINANDO AS FORÇAS DO CORPO ATÉ A SUA MORTE.

PRECISAMOS NOS UNIR OU SEREMOS DERROTADOS POR ESSE MAL!
Jaime AVS         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LEI 13595/2018 - Reformula atribuições, a jornada e as condições de trabalho

Boa tarde amigos do Blog, prometi ao meu amigo Sr. Carlos postar sobre a Lei 13595 de 5 de janeiro de 2018, que reformula as atribuições,...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ouvidoria do Rio